12 de jun. de 2010

Novidades pós-maternidade

Que a experiência de tornar-se mãe é transformadora não é nenhuma novidade. Ainda assim, faço questão de reforçar o coro dos clichês maternais e descrever algumas mudanças que senti instantaneamente ao nascimento do meu filho:
  • Eu me dei conta de que voltar a trabalhar fora depois dos quatro meses de licença não é apenas difícil, mas inconcebível. Tinha que ser proibido por lei!
  • Coloquei em cheque meu lado feminista e passei a desejar largar tudo e me dedicar apenas ao meu filho e ao meu lar.
  • Passei a amar muito mais a minha mãe.
  • Comecei a reparar nos bebês e crianças que sempre estiveram em todos os lugares. Antes eram criaturas coloridas e saltitantes, mas hoje são pessoinhas puras, carregadas de amor, sensíveis e generosas.
  • Desenvolvi preocupações com o meio ambiente e a qualidade de vida, adotando alguns hábitos mais saudáveis (e lamentando por não conseguir adotar outros).
  • Aprendi a obedecer ao ritmo natural da vida, me desprendendo de horários cronometrados e tarefas domésticas adiáveis, além de tornar-me bem mais paciente e feliz.
  • Deixei aflorar em mim qualidades antes abafadas, como confiança, criatividade, força, ousadia, cara de pau, entre outras.
  • Descobri que terei que adquirir novos hábitos para dar um bom exemplo a meu filho, como me alimentar melhor (abandonando tranqueiras e comendo comida feita em casa), dormir e acordar em horários razoáveis, escovar os dentes após todas as refeições (e usar fio-dental), não falar palavrões, tomar mais cuidado ao criticar as pessoas, tornar-me menos consumista, passar menos tempo em frente à TV (e desligá-la na hora de dormir), passar mais tempo lendo e ouvindo música, comer à mesa com a família, e por aí vai...
  • Senti na pele o maior amor do mundo!
Posso aproveitar e contar algumas coisas que eu não sabia até viver na prática:
  • A menos que a mulher chegue parindo ao hospital, médico de convênio NÃO FAZ parto normal (mas mente descaradamente).
  • Maternidades não são a única opção de local para ter um filho, e o obstetra muitas vezes pode não ser necessário (sem comprometer em nada a segurança do parto).
  • Se a mulher estiver sem medo e à vontade (o que implica vários fatores), o trabalho de parto pode ser uma experiência incrível.
  • As linhas seguidas pelos médicos não são padronizadas e devemos procurar outros quando não concordamos com o que eles indicam (por mais que pareçam irredutíveis em suas conclusões).
  • No começo, amamentar é muito difícil, pois exige doação absoluta (absoluta meeesmo).
  • Depois que passa a fase crítica, amamentar torna-se muito prazeroso (inclusive fisicamente – e emagrece).
  • Chupeta e mamadeira são muito menos inocentes do que parecem, e totalmente dispensáveis.
  • Trocar fralda do seu filho, por mais cheia de cocô que esteja, não é nojento.
  • Não existe nada mais lindo no mundo que o sorriso do seu bebê.
  • Barulho de secador de cabelo é excelente para acalmar bebês pequenos.
  • Hoje em dia existem fraldas de pano modernas, práticas e ecologicamente corretas.
  • E, principalmente, eu nasci para ser mãe e quero ter o máximo de filhos possível.
(E mais umas milhões de outras coisas.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário